quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

AS FRASES QUE NÃO DEVEM SER DITAS

Confira algumas frases que não devem ser ditas para seus colegas de trabalho:
  • “Já vai, hein!” — Sempre tem um engraçadinho na firma que solta esta pérola no momento em que o colega levanta, aparentemente mais cedo do que o horário de saída habitual. Para a maioria dos profissionais, este é um dos comentários que mais irritam.
  • “Boa tarde!” — Há colegas que respondem com um sonoro “boa tarde”, em tom de brincadeira — ou de crítica —, quando um funcionário chega atrasado e cumprimenta com um “bom dia!”
  • “Fulano não faz nada, fica só na aba do chefe!” — Quando um colega é muito próximo do chefe, ele pode ser alvo deste tipo de comentários. Ainda mais quando os outros não percebem o resultado de seu trabalho.
  • “Você está grávida?” — Quem está grávida certamente vai contar a todos no trabalho, no momento que achar mais conveniente (normalmente, depois dos três meses iniciais). Enquanto isso não acontecer, fique na sua, mesmo que a pessoa esteja com uma “barriga de grávida”' aparecendo. Vai que ela está apenas acima do peso...
  • “Tá de férias de novo?” — A ausência de um funcionário, seja por um período curto ou mais longo, não significa férias. Ele pode ter viajado a trabalho, ter tirado alguns dias de folga a que tinha direito ou, pior, por motivo de saúde. Por isso, cuidado com este tipo de comentário para não criar uma situação delicada.
  • “Você está devendo dinheiro para o presente do chefe” — Se você está organizando uma vaquinha para comprar o presente do chefe ou de outro colega de trabalho, evite constrangimentos. Faça um convite geral para todos, por e-mail, e quem estiver interessado em participar irá procurá-lo. Próximo da data estipulada para o recolhimento do dinheiro, vale relembrar com outra mensagem, também por e-mail. Muitos colegas não quererem participar do rateio e se sentem incomodados ao serem coagidos a dar o dinheiro combinado.
  • “Tá todo arrumadinho! Tem uma entrevista de emprego ou vai tirar foto para o currículo?” — Quem faz esse tipo de comentário provavelmente não pensou antes de falar. Mas este é o tipo de comentário que vai deixar seu colega numa saia justa.
  • “Esse não é meu trabalho” — Se recusar a fazer alguma coisa que não tem a ver com a descrição de seu trabalho é uma ótima maneira de minar sua reputação entre colegas e,especialmente, diante de seu chefe. Além de parecer desinteressado, você também pode ser taxado como mau colega e preguiçoso.
  • “O novo gerente não entende de nada” — Falar mal de seu chefe no escritório não é nada bom para sua carreira e futuro na empresa. Mesmo que outros concordem com sua opinião, você não deve ser lembrado por ser uma pessoa crítica ou por sua negatividade.
  • “Você sabia que a Fulana está saindo com o Beltrano?” Detalhes da vida amorosa dos colegas de trabalho não é da conta de ninguém. Por isso, seja discreto e se preocupe com as coisas relacionadas apenas com o seu trabalho. Ficar fazendo fofoca no escritório é o mesmo que passar recibo de que você não é uma pessoa confiável.
  • “Quantos anos você disse que tem?” — A pessoa pode aparentar ser muito mais velha ou muito mais nova, mas sua reação deve ser guardada apenas para você mesmo. Mostre respeito para com seus colegas, independentemente da idade e da aparência. Confira algumas frases que não devem ser ditas para seus colegas de trabalho:

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