AS FRASES QUE NÃO DEVEM SER DITAS
Confira algumas frases que não devem ser ditas para seus colegas de trabalho:
- “Já vai, hein!” — Sempre
tem um engraçadinho na firma que solta esta pérola no momento em que o
colega levanta, aparentemente mais cedo do que o horário de saída
habitual. Para a maioria dos profissionais, este é um dos comentários
que mais irritam.
- “Boa tarde!” — Há colegas que
respondem com um sonoro “boa tarde”, em tom de brincadeira — ou de
crítica —, quando um funcionário chega atrasado e cumprimenta com um
“bom dia!”
- “Fulano não faz nada, fica só na aba do chefe!” — Quando
um colega é muito próximo do chefe, ele pode ser alvo deste tipo de
comentários. Ainda mais quando os outros não percebem o resultado de seu
trabalho.
- “Você está grávida?” — Quem está
grávida certamente vai contar a todos no trabalho, no momento que achar
mais conveniente (normalmente, depois dos três meses iniciais). Enquanto
isso não acontecer, fique na sua, mesmo que a pessoa esteja com uma
“barriga de grávida”' aparecendo. Vai que ela está apenas acima do
peso...
- “Tá de férias de novo?” — A ausência de
um funcionário, seja por um período curto ou mais longo, não significa
férias. Ele pode ter viajado a trabalho, ter tirado alguns dias de folga
a que tinha direito ou, pior, por motivo de saúde. Por isso, cuidado
com este tipo de comentário para não criar uma situação delicada.
- “Você está devendo dinheiro para o presente do chefe”
— Se você está organizando uma vaquinha para comprar o presente do
chefe ou de outro colega de trabalho, evite constrangimentos. Faça um
convite geral para todos, por e-mail, e quem estiver interessado em
participar irá procurá-lo. Próximo da data estipulada para o
recolhimento do dinheiro, vale relembrar com outra mensagem, também por
e-mail. Muitos colegas não quererem participar do rateio e se sentem
incomodados ao serem coagidos a dar o dinheiro combinado.
- “Tá todo arrumadinho! Tem uma entrevista de emprego ou vai tirar foto para o currículo?” — Quem
faz esse tipo de comentário provavelmente não pensou antes de falar.
Mas este é o tipo de comentário que vai deixar seu colega numa saia
justa.
- “Esse não é meu trabalho” — Se recusar a
fazer alguma coisa que não tem a ver com a descrição de seu trabalho é
uma ótima maneira de minar sua reputação entre colegas e,especialmente,
diante de seu chefe. Além de parecer desinteressado, você também pode
ser taxado como mau colega e preguiçoso.
- “O novo gerente não entende de nada” — Falar
mal de seu chefe no escritório não é nada bom para sua carreira e
futuro na empresa. Mesmo que outros concordem com sua opinião, você não
deve ser lembrado por ser uma pessoa crítica ou por sua negatividade.
- “Você sabia que a Fulana está saindo com o Beltrano?”
Detalhes da vida amorosa dos colegas de trabalho não é da conta de
ninguém. Por isso, seja discreto e se preocupe com as coisas
relacionadas apenas com o seu trabalho. Ficar fazendo fofoca no
escritório é o mesmo que passar recibo de que você não é uma pessoa
confiável.
- “Quantos anos você disse que tem?” — A
pessoa pode aparentar ser muito mais velha ou muito mais nova, mas sua
reação deve ser guardada apenas para você mesmo. Mostre respeito para
com seus colegas, independentemente da idade e da aparência. Confira
algumas frases que não devem ser ditas para seus colegas de trabalho:
Nenhum comentário:
Postar um comentário